[IoT] Internet das Coisas

Você já ouviu falar em Internet das coisas (ou Internet of things)?

Internet das coisas é uma tecnologia cuja função é a de conectar os itens utilizados diariamente à grande rede de computadores.
Podemos citar itens usados diariamente como: relógios, geladeiras, tênis, camisetas, cadeiras, armários, espelhos, regadores, bicicletas, cafeteira, etc.

Há quase 10 anos que o número de aparelhos conectados à internet supera a população mundial e com a Internet das coisas, a tendência é que cada vez mais produtos estejam conectados. De acordo com o International Data Corporation, esse será um mercado que valerá US$ 1,7 tri em 2020.

Ok, vamos deixar de lado os dados técnicos e ir direto ao que importa.

Como isso mudará meu dia?

Imagine que você poderá ter receitas programadas na sua geladeira e através dos itens que existem dentro da geladeira, a própria geladeira poderá te informar que está faltando X ingredientes em quantidade Y.
Mas nem todos os ingredientes são encontrados na geladeira, alguns estão na despensa. Minha geladeira não poderá ficar confusa sobre a tal receita? Aí que entra a conexão da internet, você poderá interligar informações e saber os itens que estão faltando na despensa e na geladeira para fazer aquele delicioso bolo de chocolate.

Nossa, mas que inútil. Só serve para isso?

Não, utilizando novamente o exemplo da geladeira. Digamos que você sempre costuma fazer compras de determinados alimentos, com os dados de que tal alimento está acabando, misturando outras tecnologias que eu mencionarei em outros posts, como Economia do compartilhamento e computação na nuvem, esses dados poderão gerar uma lista de compras que verificará os menores valores ou supermercado de sua preferência e emitirá automaticamente a ordem de compras, assim você não precisará perder tempo indo ao supermercado (a não ser que você queira), e passar pela situação ao chegar em casa de que esqueceu de comprar algo, já que a compra estará em sua residência com todos os itens necessários e no momento que você achar mais conveniente.

Essa tecnologia pode ser utilizada em vestuários também, algo que já existe há algum tempo é aquela pulseira utilizada por corredores para marcar a distância percorrida e a velocidade. Hoje em dia já existem pulseiras que medem sua pressão, sua temperatura corporal e enviam esses dados ao seu Smartphone em tempo real.

Caso você tenha alguém na sua família que passa por problemas de saúde, essa pessoa poderá utilizar um wearable (vestível) que poderá enviar dados para o médico ou para o hospital sobre o atual estado de saúde. Caso algum sinal vital apresente falhas, isso já emitirá um alerta para que essa pessoa possa ser socorrida em tempo hábil.
Seus óculos poderão te mostrar informações como mapas, distância para chegar até algum lugar, situação do trânsito, temperatura e várias outras informações.
titanium-collection-mr-porter-com_

Se você possui uma horta ou possui uma grande plantação de morangos, essa tecnologia pode ser implantada na agricultura também. Através de escaneamentos, ela poderá saber qual parte de sua plantação ainda falta ser irrigada e evita que as partes já úmidas sejam inundadas, evitando desperdícios tanto de água quanto de alimentos.

fontes-energia-irrigacao-lavouras

Há muita coisa ainda a ser dita sobre essa tecnologia que JÁ EXISTE, porém ainda levará tempo até que ela seja vista em todas as residências. Isso devido a motivos políticos, resistência social e tecnológica e até mesmo o custo que ainda não é acessível para todos. Mas essa é uma de tantas tecnologias emergentes que mudarão  o modo de vida das pessoas e a maneira como os modelos de negócios são tratados no mundo todo.

Deixe um comentário