Trecho de livro [1]

Livro: Se você pode sonhar, pode fazer!

Título original: The Imagineering way – Ideas to ignite your creativity  by the Imagineers

Editora: Panda Books (Original Ltda.)

ISBN: 978-85-7888-016-3

Onde comprar:
AmazonSubmarinoAmericanasLivraria da FolhaShoptimeLivraria da Travessa

Sobre o livro:

Imagineers é a mistura das palavras Imagination (imaginação) e Engineers (engenheiros), essa é a maneira que Walt Disney nomeou sua equipe dos profissionais mais talentosos de cada área em 1952. O livro foi escrito por 76 Imagineers (incluindo o próprio Walt Disney) revelando a maneira que eles trabalhavam, como pensavam, qual fórmula era usada em projetos e como faziam a “magia” da Disney acontecer.



Trecho

Pág. 24-27

Você é criativo. Lembra?

Não importa que alguém venha a dizer o contrário (e esse alguém inclui você mesmo!).
Você tem, sim, uma veia criativa. Faz parte de seu ser. Como qualquer outra pessoa neste planeta, você nasceu com o dom de ser criativo e provavelmente teve algum tempo para se divertir com isso até começar a “crescer”. Aí como se já estivesse muito grande para brincar com um certo brinquedo. Seria uma vergonha passar o resto da vida deixando a mais preciosa de todas as caixas – cheia de inúmeros sonhos e surpresas sem fim – bem guardada e… fechada!

As crianças são de fato os seres humanos mais criativos do mundo. Para ser uma criança, uma cadeira ou sofá pode ser um veleiro na amplidão do mar que é o tapete. Um abajur pode ser um monstro do espaço sideral vindo atacar o mundo com o seu raio de luz mortal. Um canudo embrulhado pode ser uma espada encantada. As crianças não têm medo e são livres na maneira como pensam ou brincam. O fato de você ser um adulto não quer dizer que não possa ser destemido e livre em seu pensar criativo. Afinal, o que é um adulto senão uma criança que acabou de crescer?

Tome agora um atalho de memória que o leve à sua infância e adentre a fonte de sua criatividade. Que mina de ouro!

O seu dedo pintado com o molho do espaguete. Suas criações exóticas esculpidas no purê de batatas ou em massinha. Você viu formas de animais nas nuvens. Compôs canções, interpretou papéis e acreditou que pudesse voar. Permitiu que sua imaginação o conduzisse para muito além da física e da lógica, para um lugar onde pudesse fazer tudo e ser qualquer coisa pela imensidão do universo. Você era tão criativo… lembra?

Você ainda tem essas imaginação infantil e sabe disso. Acontece que você começou a reprimi-la ao perceber que as  outras pessoas julgavam esse tal… estilo único de criatividade. Alguém lhe disse que o elefante vermelho com pintinhas cor-de-rosa que você estava pintando era uma tolice. Alguém lhe disse que a girafa que você viu no céu não passava de uma nuvem boba. Alguém apontou para o mundo real que existia fora da sua imaginação. Foi aí que você começou a “crescer”.

Quando as crianças crescem, a imaginação certamente segue com elas por sua jornada de vida, porém sentada no banco de trás. Quanto mais as pessoas viajam por essa estrada entulhada de distração e de opinião, mais elas se distanciam dos navios de sofá, das construções de papel, da cola, da massa de modelar e, bem, da imaginação infantil. Se fosse para você se desviar um pouco dessa estrada e parar no Imagineering, encontraria uma porção de papel, cola e cerâmica, além de um suprimento infindável de imaginação infantil. Os Imagineers são pessoas que jamais param de acreditar em fazer acreditar.
Como Peter Pan, que não crescia nunca. Por quê? Porque você só chegará à Terra do Nunca se acreditar que pode voar.

As crianças que podem inventar brinquedos em miniatura com sapatos, caixas e peças de montar são as mesmas que constroem de verdade, como Imagineers. Elas conseguem sonhar e fazer porque se mantêm firmemente atreladas à sua imaginação infantil, com todas as suas forças. A idade dos Imagineers vai dos 20 aos 94 anos, mas eles são todos crianças curiosas que acreditam no poder e na mágica pura de suas respectivas imaginações.

Quando você quiser dar o máximo de sua capacidade criativa ou redescobrir o que ela é, faça o que os Imagineers fazem: permita-se ser novamente uma criança, deixando a diversão e a ausência de medo, próprias da criatividade infantil, libertar você! Desate as amarras de opinião e rejeição que estão segurando a sua imaginação para que ela possa viajar na blue sky das oportunidades sem fim. E então pule nas costas daquele nobre elefante vermelho pintado de bolinhas cor-de-rosa, enfrente o seu inimigo – o medo – com um capacete de panela e uma espada de papelão, e siga a toda velocidade em direção à terra dos sonhos sem fim e das surpresas inimagináveis!

Kevin Rafferty
Autor de programação sênior, Desenvolvimento criativo

Deixe um comentário