Harry Potter, Mickey e Cebolinha

“O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº 4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem.”

 

E assim começa a minha jornada no mundo dos livros. Foi com essa frase que eu comecei a gostar realmente de uma história em que eu só poderia contar com a minha imaginação para visualizar o que acontecia ali.

Como comecei a ler

Bom, não sei exatamente com quantos anos eu comecei a ler, mas provavelmente foi lá pelos 4~5 anos. Minha mãe e meu pai tinham muitos (muitos mesmo) quadrinhos da Disney, como os do Mickey, Tio Patinhas, Zé Carioca, Pateta e vários outros personagens clássicos e também uns do Tex (que meu pai gostava), porém eu nunca achei as histórias desses muito interessantes.

Além dos quadrinhos da Disney, minha mãe passou a comprar os da Turma da Mônica. Eu simplesmente adorava todos esses quadrinhos, principalmente os do Pateta e o do Cebolinha (talvez por ele ser o personagem mais Tlollzoeiloenglaçado).

Obrigado ao pessoal da equipe do Maurício de sousa por trazer a Turma da Mônica e ao pessoal da Disney por me ensinarem a ler com suas maravilhosas histórias.

O Interesse pelos Livros

Conheci Harry Potter e a Pedra Filosofal assim que Harry Potter e a Câmara Secreta (Adquira os livros aqui) havia sido lançado e pedi para minha mãe comprar, deve ter sido lá pelo ano de 2000 mais ou menos, ou seja, eu tinha entre 11 e 13 anos.

Até hoje Harry Potter é o livro que melhor conseguiu me fazer ficar imerso, fazer parte dele como um telespectador, com altas doses de suspense aos finais de cada capítulo fazendo com que eu ficasse mais e mais tempo lendo sem parar até a obra finalmente ser concluída.

Até então eu não tinha um histórico de ler livros grandes, os únicos que eu havia lido eram versões resumidas de livros clássicos de domínio público em inglês disponibilizados durante o curso de idiomas que eu frequentava, como: Silas Marner (leia gratuitamente aqui), Sherlock Holmes (leia gratuitamente aqui) e uns poucos outros que eu não me lembro.

Mas por esses livros serem apenas versões menores e resumidas, eles tinham cerca de 50~100 páginas para que o aluno de nível básico ao intermediário conseguisse compreender o assunto deles. Ou seja, eles eram “OK”, mas não me incentivaram e não me prenderam ao ponto de eu falar “UAU”.

Leitura Atual

Muitos anos se passaram desde a época dos primeiros gibis e do primeiro Harry Potter, infelizmente não consegui ser um colecionador de Mangás pelo motivo de eles serem abusivamente caros para mim e eu achar a qualidade deles inferiores as versões japonesas.
Mas, continuo interessado em leituras densas como as de livros, e de uns anos para cá tenho adquirido livros de não-ficção, como biografias, administração, negócios e psicologia.

Eu acredito que uma pessoa pode melhorar em muitos sentidos se ela adquirir o hábito da leitura de boa qualidade, assim como eu também acredito que uma pessoa pode se tornar bestializada se o máximo que ela conseguir ler forem 4 linhas de texto ou aqueles títulos polêmicos e sensacionalistas que profissionais de Social Media aplicam nas páginas de grandes portais do Facebook.

Desafio

Portanto, que tal se juntar a mim numa meta anual de leitura (mais info aqui) e começar agora mesmo a por a imaginação para funcionar e também aumentar seus conhecimentos profissionais, teológicos e filosóficos? Por favor, não incluam 40 tons de cinza, Crepúsculo ou qualquer porcaria do tipo na sua meta de leitura, se for para escolher algum desse gênero, que seja algo bem escrito (mas se mesmo assim, você ignorou esse comentário e quer ler ou leu esses e gostou, espero que adquira livros melhores no futuro e os leia).

Ah, desculpas como “tenho trabalho e faculdade, 20 filhos para cuidar” não colam, só não temos tempo para as coisas que não são prioridades. Gaste 30 minutos por dia lendo um livro e no final de um ano você se surpreenderá com o quanto você viajou nos últimos meses.

Bom, para quem quer verificar o conteúdo do livro antes de comprar, a Amazon oferece a possibilidade de ler o primeiro capítulo do livro sem cobrar por isso, você só pagará se adquirir o livro completo.

Caso você tenha lido até aqui, conte nos comentários abaixo como você começou a ler e se tem alguma meta de leitura mensal ou anual e quais são as obras prioritárias para serem completadas esse ano.

Deixe um comentário