Configuração básica do OBS para livestreaming na Twitch

Olá, vou começar o blog fazendo um tutorial básico de como configurar o OBS (Open Broadcast Software) para fazer livestreaming na Twitch.

Se você chegou até aqui, então provavelmente você sabe que a twitch é um site de entretenimento utilizado por muitos jogadores para mostrar suas gameplays, por eventos para transmitir ao vivo seus campeonatos e também algo que poucos conhecem, é que você também pode mostrar seus trabalhos através das tags: Creative, music e Game Development.

Mas o que interessa é apresentar como configurar o OBS, certo? Certo!


Então vamos lá:

1º passo: Fazer download do OBS aqui: https://obsproject.com/


Para esse tutorial utilizaremos a versão normal do OBS, pois como ele está há mais tempo, muitos plugins ainda não funcionam na versão MultiPlatform.



A versão MultiPlatform será abordada em outra postagem.




Observação: Normalmente o OBS instala tanto a 32 quanto a 64 bits, mas a versão que cria atalho por padrão é a versão de 32 bits, isso só vai ter importância na hora que você acrescentar plugins ao OBS, pois você terá que escolher em qual pasta e qual atalho utilizar do OBS.



Siga o processo de instalação e quando abrir, você terá uma interface parecida com a da imagem abaixo.



2º passo: Adicionando as Cenas (Scenes) e Fontes (Sources).


Comece adicionando uma cena ao OBS, basta clicar com botão direito no quadrado branco e escolher a opção “Add scenes”. Adicionar Scenes é como adquirir um cenário vazio para a sua peça de teatro, falta agora adicionar os elementos que irão compor sua peça.


Para adicionar os elementos, basta acrescentar fontes à sua cena com a opção “Add”.
Dentro dessa opção teremos: 

  • Window Capture
  • Monitor Capture
  • Image
  • Image Slide Show
  • Text
  • Video Capture Device
  • Game Capture

Window capture serve para pegar a imagem tanto interna quanto total de alguma janela do seu sistema operacional e também o cursor do mouse. Por exemplo, você pode abrir alguma programa do seu computador como o Word e inserí-lo na sua transmissão através dessa opção, essa opção é viável também quando o OBS não reconhecer algum jogo.

Monitor Capture mostrará exatamente tudo o que você estiver vendo no seu monitor. É uma opção que consome bastante recurso de processamento do seu computador, é viável para máquinas mais potentes e quando o livestreamer tem mais de 1 monitor, pois através dele você pode escolher qual monitor que ele capturará a imagem.

Image faz com que você possa acrescentar alguma imagem, como uma foto ou um gif animado à sua transmissão.

Image Slide Show é uma opção para mostrar um conjunto de imagens pré-definidas ou mostrar imagens que estão em uma pasta. Essas imagens terão uma rotatividade e você poderá escolher a duração para essas imagens.

Text é uma opção muito utilizada por diversos streamers, você pode criar textos para colocar na sua transmissão contendo nomes de músicas que estão tocando no momento, colocar título na sua stream, avisar que você precisou se ausentar durante alguns minutos e voltará em breve, etc.

Video Capture Device é utilizada para que você possa acrescentar uma Webcam ou para acrescentar imagem e som de um jogo de Console através de uma placa de captura de jogo (Elgato, Roxio, AverMedia e Hauppauge são as mais conhecidas).

Game Capture é bem parecida com a Window capture, mas o OBS dará prioridade aos jogos mais conhecidos, ele também tem a opção para você ajustar o jogo e modificar a proporção dele ao esticar a imagem.
O problema dessa opção, é que alguns jogos têm um um client que é um lobby com algumas opções para escolher algumas opções fora do jogo em si e um outro client que é para o jogo em si, um exemplo é o popular jogo League of Legends, em que antigamente  muita gente preferia utilizar o Monitor Capture, pois no Game Capture o OBS considerava que o jogo era o client do Lobby e não o client do jogo, então assim que iniciava o jogo em si, a tela ficava preta.
Caso aconteça essa situação, basta você criar uma cena contendo a captura do Lobby do jogo e uma cena contendo o jogo em si (você pode criar ambos na mesma cena, mas dependendo da quantidade de fontes na sua cena,geralmente é mais rápido fazer a troca de cena em vez de troca de fontes).

Para uma configuração básica, eu aconselho que adicione somente uma fonte do tipo Window ou Game Capture.

Clique em “Preview Stream” e você verá a imagem daquela fonte que você adicionou à sua cena.

Provavelmente a imagem da fonte que você criou, não estará na posição ou do tamanho que você quer. Para ajustar isso, basta que você clique em Edit Scene e depois clique com o botão direito sobre a fonte que você quer modificar e escolher a opção “Position/Size” e escolher a que melhor se adequar a você.

Outro modo de fazer isso também é você clicar na fonte que você quer redimensionar e depois redimensionar/posicionar diretamente onde você está vendo a imagem dela no OBS.

3º passo: Configurações para qualidade e para você conseguir fazer sua stream.


GENERAL





No menu General geralmente não precisa ser alterado nada, a não ser que você prefira que o seu OBS esteja em outra língua (precisa reiniciar o OBS, caso você altere o idioma).


ENCODING



Em Encoding teremos opções para controlar a qualidade de transmisão de dados de Vídeo e de Áudio.


Para a Twitch, deixe marcada a opção x264 ou NVENC (caso você tenha placa de vídeo da Nvidia), por padrão a x264 é a utilizada e é a recomendada para todas ocasiões. 


SEMPRE utilize a opção Use CBR, é uma exigência da Twitch e isso evita cargas desnecessárias nos servidores deles. Enable CBR padding também deve ser selecionado, isso faz com que o OBS envie dados constantemente para a Twitch, completando quando a sua transmissão está enviando dados muito abaixo do esperado, ela serve para a Twitch saber que você ainda está ali.


Use Custom Buffer Size pode ser deixado sem seleção.


Provavelmente a configuração que você mais terá que testar e se preocupar para fazer sua stream seja a sua taxa de Kbps.


Max Bitrate (kb/s) é a taxa de dados que você enviará para a twitch, ou seja, é completamente dependente da sua taxa de upload, portanto se no seu plano de internet menciona que você tem 2mb de Upload, o máximo que você poderá colocar nesse campo é: 2048 kbps.
A Twitch tem alguns regulamentos que não permitem que você coloque valores acima de 3500 kbps, pois isso teria um grande impacto nos servidores deles.


Para quem está começando, eu recomendo que esse valor esteja entre 750~1500 kbps mesmo que a sua internet seja capaz de um valor bem maior.
O motivo para isso é que se você colocar valores muito altos, muitas pessoas não vão conseguir te assistir pois até hoje (ano de 2015), não é todo mundo que tem taxa de download acima de 2 mb. Portanto se você tentar streamar com taxa acima desses valores, as pessoas que quisessem te assistir, desistiriam pois a conexão delas ficaria travando e elas não terão a opção de diminuir a qualidade por você ser iniciante e não ter parceria com a Twitch AINDA.

Se você colocar valores muito baixos, a qualidade de vídeo ficará tão baixa que pessoas não vão conseguir enxergar aquilo que você quer mostrar.



Em Audio Settings eu recomendo que deixe como está.





BROADCAST SETTINGS



Deixe Mode em Live Stream.

Streaming Services em Twitch.


FMS URL mostrará uma lista de servidores da Twitch para você escolher, isso tem uma parte de relação com a posição geográfica que você está e onde o servidor da Twitch está.


Para saber quais os servidores tem baixa latência, você pode baixar esse programa disponibilizado no site da Team Liquid. Ele fará o download dos servidores, então você o fecha e abre novamente o programa para ver os resultados.


Normalmente os servidores de SP ou RJ te mostrarão bons resultados se você estiver no Brasil, mas eu nunca tive problemas com os servidores de New York ou Miami.


Antes de preencher o campo Play Path/Stream Key (if any), você precisará obter a sua chave para transmissão, que é única para cada usuário, ela pode ser encontrada no seu perfil da Twitch através do link abaixo, basta você alterar a parte “seuusername” e escolher para mostrar a chave, então copiar e colar nesse campo.


http://www.twitch.tv/seuusername/dashboard/streamkey


As demais opções podem ser deixadas da maneira padrão. 



VIDEO



Em Vídeo também teremos opções que influenciarão na qualidade da sua transmissão e também nos recursos disponibilizados pelo seu processador.


Por padrão, a Twitch disponibiliza vídeos em proporção (Aspect Ratio) de 16:9, portanto é altamente recomendado que você mantenha essa proporção, mesmo que seu monitor seja de uma proporção diferente.


A resolução padrão do OBS é de 1920×1080, sendo 1920 pixels de largura e 1080 pixels de altura.


Quanto maior essa resolução, maior  poder de processamento o seu computador  precisará.

Quanto menor a resolução, menor será a qualidade e definição da imagem da transmissão.


Resolution Downscale é uma opção para reduzir a resolução base proporcionalmente.

Para quem está começando e tem uma taxa de upload acima de 1mb, eu recomendo que seja deixada em 1280×720 ou menor.


A opção de Filter também tem impacto no processamento de dados do seu computador, sendo o Bilinear o que tem o menor impacto e o Lanczos o que tem o maior impacto.


FPS é a configuração de quadros por segundo da sua transmissão, a maioria dos streamers deixa essa configuração em 30 ou 60.

Quanto maior esse valor, mais fluído ficará o vídeo, porém precisará de uma taxa de Kbps maior para que mantenha a qualidade de imagem.

Recomendo para quem está começando que deixe a quantidade de FPS entre 20 e 30 para uma resoluçaõ de 1280×720 para uma taxa de bitrate de mais ou menos 1mb.




AUDIO

No Menu de Áudio, há pouca coisa a ser mudada caso seja necessário.

Basta você escolher o seu microfone e o áudio que vai ser capturado do seu computador nas opções de Desktop Audio Device e Microphone/Auxiliary Audio Device.

O restante você pode deixar da maneira que vier por padrão.


Agora clique em OK para voltar para interface inicial do OBS.



4º passo: Testando as configurações



Agora você poderá notar que em cima de Settings e em cima de Start Streaming existem 2 ícones, um de um microfone e o outro de um falante.



O ícone acima de Settings representa o volume do seu microfone e o ícone do falante representa o volume de tudo o que acontece em seu sistema operacional.

Essas configurações podem ser alteradas em tempo real, você pode deixar o som do microfone ou do seu computador mudo para a transmissão a qualquer momento para que os seus viewers não escutem.


Um ótimo modo de testar antes de ir ao vivo é você clicar na opção Start Recording, teste durante uns 2 minutos se o microfone e o áudio estão bem harmonizados, para a imagem eu recomendo que teste com algum jogo em que muitas coisas se movem pela tela para que você veja se a taxa de bits e de fps estão de acordo com o seu gosto.

Para visualizar o que você acabou de gravar, basta você parar a gravação Stop Recording e clicar lá em cima em FILE > OPEN RECORDINGS FOLDER.
Lá ficarão os vídeos que você gravar através da opção de Start Recording, para assistir você precisará ter os codecs adequados que podem ser facilmente adquiridos na internet.


Após você testar isso e se contentar com as configurações, é hora de fazer o teste na Twitch. Para isso, basta clicar em Start Streaming.

São muitas configurações, né? Bom, esse foi um passo-a-passo das configurações básicas, logo mais farei outros sobre: alguns problemas que podem acontecer e como resolvê-los, plugins, configurações avançadas, OBS Multiplatform, Bots moderadores, alertas e como streamar em mais de um site ao mesmo tempo.


Caso surja alguma dúvida ou sugestão, basta enviar um comentário.

E se você gostou desse tutorial, siga meu canal na TWITCH e no YOUTUBE.


http://twitch.tv/jellybeanuts


https://www.youtube.com/user/ynmalmsteen

Deixe um comentário