Os Vândalos de Livros

Olá a todos devoradores de livros!

Vândalos de livros são aquelas pessoas que não mantêm seus livros impecáveis, com as páginas branquinhas e sem nenhum amassado.

Por muito tempo eu mantive meus livros nas melhores condições, porém de um tempo para cá eu venho fazendo anotações neles, destaques de trechos ou até mesmo circulando algumas palavras ou expressões.

Muitas pessoas ficam chocadas ao ver que livros são usados como cadernos de anotações dessa maneira, mas a partir do momento que você começa a “vandalizar” seus próprios livros, você começa a entender a importância disso.

Marcações nos livros

Quando sublinhamos alguma frase ou marcamos um trecho do nosso livro, podemos voltar um tempo depois ao livro e encontrar facilmente aquele trecho que nos marcou e também durante o destaque do trecho nos perguntarmos o porquê daquilo.

Marcações nos permitem uma compreensão mais detalhada daquilo que o autor pode transmitir.

Sublinhar palavras

Tem o propósito de marcar uma palavra desconhecida para ser procurada no dicionário.

Certa vez uma leitora do pdH comentou em uma postagem sobre esse mesmo tema lembrando a época de infância dela e ela havia pedido permissão para ler os livros da biblioteca do pai dela:

“Pedi sua permissão para tocar naquele tesouro. Ele pediu-me que esperasse e dali a pouco voltou com um mini dicionário Aurélio e umas fichas. Disse-me então: você pode ler todos esses livros, mas com uma condição – você vai encontrar muitas palavras que não conhece, então sublinhe-as, procure-as no dicionário e anote-as com seu significado nas fichas”

Por que fazer isso com os livros?

Ao fazer isso é possível adquirir um melhor conhecimento sobre tudo aquilo que está sendo lido, a busca de compreensão, o aumento do seu vocabulário e você também consegue dialogar com o autor.

Eu gostaria de ter também esse nível de interação com os livros, mas eu só leio os da biblioteca.

Você pode ter fichas ou um caderninho de anotações ao seu lado sempre que estiver com o livro da biblioteca e transcrever os trechos que você julgar importantes e também escrever o número da página que você encontrou esse trecho, caso algum dia adquira esse livro ou para reencontrar rapidamente caso o pegue novamente.

Portanto, não tenha medo de vandalizar seus livros, extraia o máximo que puder deles, ele não é um vaso de porcelana que você tem que tratar com todo cuidado.

Aproveite o que ele tiver a te oferecer da melhor maneira, organize suas ideias e pensamentos, não leia por ler e não o trate como uma donzela virgem intocada.

Um livro é uma pequena aventura no gigantesco mundo do conhecimento que é desbravado pouco a pouco.

Deixe um comentário